Mega Drive

Mega Drive


Mega Drive, conhecido como Sega Genesis na América do Norte, é um console de vídeo game de 16 bits da Sega que concorria diretamente com o Super Nintendo Entertainment System. O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.


Dentre os jogos de maior sucesso desse sistema está a serie Sonic the Hedgehog, a aventura de um veloz ouriço azul para salvar os animais de seu planeta. O jogo foi criado com o objetivo de mostrar a capacidade do console de processar as informações rapidamente, e ainda cativar o público jovem,  criando assim a Sega seu próprio mascote e maior simbolo. A velocidade do jogo tinha como objetivo mostrar a superioridade do processador do Mega Drive em relação ao console 16 bits da Nintendo.


No Brasil, o Mega Drive ainda e produzido pela Tec Toy, com novas versões. No exterior, de 2006 até o momento, 3 novos jogos para o console foram produzidos, sendo o mas famoso dentre eles o Pier Solar and the Great Architects.

Em 05 de maio de 2017 a Tec Toy relançou o console Mega Drive.
     O Mega Drive consta com mais de 40 milhões de unidades vendidas.


Jogos que fizeram o Mega Drive explodir de vendas

Sonic the Hedgehog, ele foi lançado para o Mega Drive 23 de junho de 1991 nos EUA e depois no Japão (curiosamente o jogo saiu um mês antes nos EUA e depois no Japão com melhorias gráficas de última hora), em grande estilo e inovação, com gráficos coloridos, trilha sonoro excelente, personagens principal carismático e sua principal arma a velocidade.   O Sonic teve um sucesso estrondoso ele sumia das prateleiras das lojas, para aumentar as vendas do console a Sega teve a grande ideia de incluir o cartucho de Sonic na compra do Mega Drive, que disparam nas vendas e fez com que a Nintendo tivesse um duro golpe com o surgimento de Sonic, os jogadores ficaram maravilhados com a velocidade, animação e as cores do Sonic .


Graças a milionária  campanha publicitária, o lançamento de Sonic 2 comprovou que era tudo o que a Sega prometia e muito mais, vendendo mais de 400 mil cópias em apenas 5 dias (naquela época era um recorde). E graças e ele e outros jogos de altíssima qualidade  como Streets of Rage 2, Golden Axe, Ecco 1 e 2 e uma agressiva campanha de marketing comandada pelo estrategista Tom Kalinske e as mancadas da Nintendo como a excessiva censura em seus jogos e o lento processador do Snes, a Sega conseguiu que seu 16 bits continua-se na liderança no concorrido mercado americano por um bom tempo, aumentando a sua liderança de 55%, para 65% do mercado de 16 bits.


O ouriço fez tanto sucesso que acabou patrocinando a Fórmula 1 (equipe Willians), foi parar em camisas de times de futebol, ganhou um balão gigante na parada de ação de graças dos EUA (o único personagem de vídeo game a ter essa honra), e até no programa do Jô soares o Sonic foi citado em uma das piadas do apresentador.


Versões


As versões do Mega Drive era enumeradas, mas elas não equivalem em todos os mercados. Há três versões  principais do sistema : o Mega Drive original é o maior de todos, suporta o acessório para rodar jogos de Master System, Mega CD e o 32X. Tem uma saída de fone de ouvido com controle de volume . A segunda revisão do sistema é menor e não suporta corretamente o acessório de compatibilidade com Master System, mas Suporta Sega CD e 32X. A terceira revisão foi lançada após a ''era dourada'' e era uma versão barateada para atingir um mercado mais popular. Essa versão não suporta o 32X nem o Sega CD foi lançado nos EUA pela Majesco e no Brasil pela Tec Toy .

O Mega CDX era um Mega Drive que incluía o acessório Sega CD embutido, e também podia ser usado como um "discman" através do uso de duas baterias AA. O Mega CDX é consideravelmente maior e mais pesado que os reprodutores portáteis de CD disponiveis no mercado hoje. 


No Brasil


Aqui no Brasil a Sega ia muito bem, representada pela Tec Toy, fundada em 1987, os produtos da Sega chegavam por aqui oficialmente com um preço razoável, e com o Mega Drive não foi diferente. Não tendo concorrente direto (o Super Nes seria representado pela Playtronic anos mais tarde) é já com uma boa fatia do mercado com o Master System, não foi difícil para a Tec Toy  colocar o Mega Drive dentro dos lares dos brasileiros ( no final de 1989) e foi sucesso absoluto, mesmo ainda hoje o Mega Drive é produzido pela Tec Toy e vendido em lojas especializadas. Foi a primeira vez que o publico brasileiro tinha esse gostinho de ter uma representante oficial lançando os games e bugigangas de uma empresa gigante japonesa com os preços razoavelmente baratos .
Quem é daquela época com certeza deve se lembrar dos comerciais de TV, como os da pistola Light Phaser e os óculos 3D do Master System, assim como propagandas de games como Zillon, Sonic e Castle of Illusion, isso sem falar do fã-clube oficial (tinha até carteirinha e uma revistinha) .

Certamente um recorde alcançado só aqui no Brasil, onde a Tec Toy de vez em quando lançava jogos para o sistema, como o show do milhão, entre outros.  



Jogos mais vendidos para Mega Drive no Brasil


Sonic the Hedgehog
Sonic the Hedgehog 2
Mortal Kombat 3
Mortal Kombat 2
Super Mônaco GP
    Castle of Illusion
Ultimate Mortal Kombat 3
Ayrton Senna's Super Mônaco GP II
FIFA Soccer '97 Gold
Moonwalker
Sonic Spinball
Streets of Rage
Virtua Fighter 2
Top Gear 2

Dados técnicos


CPU: Co-Processador Z-80, com clock de 3,58MHz
GPU: 512 cores disponíveis 64 cores simultâneas (4 paletas de 16 cores cada)  
  •  Ram de vídeo 64 Kbytes
  • Resolução de 320 x 224 ou 256 x 224 pixels
  • 64 sprites  simultâneos 
  • 2 layers scrolls 
Mídia: Cartucho

























Nenhum comentário