Nintendo 64

Nintendo 64


Nintendo 64 (abreviação N64), é o terceiro console de vídeo game domestico da empresa japonesa Nintendo. Lançado em 23 de junho de 1996 no Japão, contava com três títulos de lançamento disponíveis: Super Mario 64, PilotWings64 e Saikyou Habu Shogi. Nos EUA e no Brasil foi lançado simultaneamente em 29 de setembro de 1996, e em ambos os países, havia apenas dois títulos de lançamentos disponíveis: Super Mario 64, PilotWings 64; mas, enquanto nos EUA os titulos eram vendidos à parte, no Brasil, o console vinha com o cartucho de Super Mario 64 incluso, Quando o jogo foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contou com 7 jogos de lançamento : além de Super Mario 64 e PilotWings 64, havia Wayne Gretzky's 3D Hockey, Cruis'n USA, Star Wars: Shadows of the Empire, FIFA Soccer 64 e Turok: Dinosaur Hunter.             
O Nintendo 64 foi o último grande console doméstico a utilizar cartucho até o Nintendo Switch, lançado em 2017.


No Brasil, foi lançado oficialmente pela Playtronic, e, a partir de 1997, pela empresa Gradiente Eletrônicos, que assumiu a representação da Nintendo no país. Em Portugal, foi distribuída pela Concentra.
O console foi anunciado em 1993 com o codename "Project Reality", com seu plano de lançamento para arcades em 1994 e uma versão domestica ano seguinte. Em 1995, fora primeiro apresentado com seu nome Nintendo Ultra 64, tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento). Seu código de modelo é NUS-001 (cuja sigla significa Nintendo Ultra Sixty Four - codinome do projeto).


Considerada inovadora na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics. A Nintendo 64 também contava com um processador de áudio que permitia o uso teórico de até 100 canais de áudio PCM (o que por motivos práticos nunca foi utilizado, já consumiria todos os recursos da CPU) .


O N64 possuía um hardware complexo, o que tinha um preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia . A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o Game Cube.
Foi lançado um total de 388 jogos para o console, alguns exclusivamente no Japão ou Europa.


Grandes momentos do Nintendo 64
Super Mario 64 (1996)

Quando o Nintendo 64 foi lançado ele tinha ao seu lado o eterno mascote da Nintendo em um jogo perfeito de lançamento: Super Mario 64 . Desde os anos 80, Mario era considerado o ápice dos jogos de plataforma e sua entrada no mundo 3D estabeleceu o patamar do que era esperado para outras séries que também pretendiam realizar esse salto.


Mario Kart para 4 pessoas (1996)

Uma das novidades no hardware do Nintendo 64 era sua capacidade para conectar até quatro controles, o que claramente direcionava o console para Multplayer. O Mario 64 foi o parta-bandeira desta novidade ao trazer a fórmula de sucesso do Super Nintendo, agora com até 4 pessoas. O jogo ficou ainda mais divertido, como seu modo Battle ganhou mais destaque com eterna "Block Fort".


Inovação no controle (1996-2000)

Um dos destaques do Nintendo 64 era o seu controle nada convencional, com 3 abas que permitiam 3 posições diferentes e um direcional analógico que mais tarde se tornou o padrão para a industria.
Ele também foi o primeiro a introduzir o efeito Rumble através de um acessório chamado Rumble Pack que acompanhava o Star Fox 64, e interação entre o console e o portátil com Transfer  Pack que permitiria jogar Pokémon Stadium com seus monstros de GameBoy .

         
Ascensão da Rare (1997-2001)

No Super Nintendo, a produtora Rare foi essencial para a Nintendo, com games como a séria Donkey Kong Country, mas ela ainda mostraria mais o seu valor no Nintendo 64.
Sozinha a empresa foi responsável por vários clássicos no console, como GoldenEye 007, Diddy Kong Racing, Banjo Kazooie, Jet Force Gemimi, Donkey Kong 64, Perfect Dark,Banjo-Tooie e ainda o polêmico Conker's Bad Fur Day.


Chegada dos FPS aos consoles (1997-2000)

Graças a introdução dos direcionais analógicos no Nintendo 64 as produtoras puderam utilizar esse método de controle como um substituto ao seu mouse nos jogos de tiro, com GoldenEye 007 da Rare como um belo exemplo.
Esse método que precedeu o que conhecemos hoje como "Dual Analog" garantiu que o videogame recebesse títulos como Hexen: Beyond Herectic, Turok: Dinosaur Hunter, Doom 64, Quake, Duke Nukem 64, além dos já mencionados GoldenEye 007 e Perfect Dark.


O Ápice com The Legend Of Zelda: Ocarina of Time (1998)

Apesar de ter tido alguns bons momentos o ponto alto do Nintendo 64 é sem sombra de dúvida o lançamento do "The Legend of Zelda: Ocarina of Time", o jogo que fez a conversão da série para 3D com maestria . O game trouxe uma historia épica do bem contra o mal em um enorme mundo cheio de vida pelo qual se podia cavalgar e viver aventuras, além de viajar no tempo e tentar evitar o terrível futuro.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi um dos games mais aclamados em sua época no Nintendo 64, tanto pela crítica quanto pelo público. Por muitos anos ele continuou sendo lembrado em enquetes, nas quais muitas vezes foi considerado o melhor jogo de todos os tempo.



Dados técnicos
CPU: NEC VR4300 a 93,75 MHz (MIPS) 
Mídia: Cartucho 64 MB (equivalente a 512 Mbits)
Gráficos: SGI RPC 62,5 MHz 64 bit
Capacidade de armazenamento: Disquete 64 MB (64DD) Cartão de memória: 256KB 

Unidades vendidas: 32,93 milhões
Jogo mais vendido: Super Mario 64 11,89 milhões.
   












        

Nenhum comentário